segunda-feira, 2 de maio de 2011

EDUCAR - Rubem Alves



Eis alguns fragmentos deste extraordinário educador, Rubem Alves:

"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Cabe aqui a observação e depoimento da cineasta e roteirista Laís Bodanzky, diretora do filme brasileiro de 2010 "As melhores coisas do mundo". A cineasta rodou escolas particulares paulistanas como pesquisa para o filme e declarou as seguintes impressões:

"Notei como os jovens ficam a maior parte do tempo dentro da escola, ficam mais em contato com colegas e professores, do que com seus familiares. A escola é a família deles. Os pais vão trabalhar tranquilos porque sabem que seus filhos estão trancados em uma instituição que os protege. Por coincidência, a rotina da escola e sua arquitetura se assemelham à de um cárcere. Muros altos, vigias no portão, câmeras pelos quatro cantos, toque de recolher, momento de sol no pátio, corredores enormes, multidão indo para suas "celas" de aula. É dessa forma que eles são protegidos do mundo cruel e violento da cidade. Isolar para educar. Isolar para educar?"

Laís Bodanzki alerta para a necessidade de se educar os pais em primeiro lugar:
"Os pais acham que pagar caro já é o suficiente para a escola não encher o saco deles, que trabalham tanto, coitados. Os filhos são reflexo direto de seus pais, não fiz faculdade de psicologia para dizer isso, mas notei na minha pesquisa o quanto é explícito. Logo, para uma escola educar um aluno ela tem também que educar os pais do aluno, mas a escola tem medo de encarar os pais e educá-los. A escola deve preparar o aluno para se tornar um cidadão. Como explicar o que é cidadania se a escola esconde a cidade do aluno?

Ficam aí algumas boas perguntas para refletirmos.

Abraços
Ana Lúcia Machado

5 comentários:

  1. Realizar este serviço de educação é uma linda expressão do Amor divino. Gratidão e reciprocidade!

    Compartilho o Curso Consciência Cristal que tem diretrizes muito ligadas a pedagogia Waldorf.

    http://conscienciacristal.blogspot.com/2011/05/curso-na-casa-bencao-do-sol.html

    ResponderExcluir
  2. Segue comentário da Profº Ruy Cézar do Espírito Santo:

    Ana Lucia! Você tem razão! Visitas a museus, exposições, obras de arte, de um modo geral e assim por diante deveriam fazer parte da vida educativa dos alunos...
    Creio que faz parte do conscientizar que Paulo Freire apregoava... Conscientização do "mundo vida" onde a criança vive! Como ele mesmo dizia... Quanto aos pássaros que devem voar também sinto a necessidade de ser levada adiante a mensagem de Rubem Alves... Escrevi um texto nessa direção que junto para alimentar nosso diálogo. Abraço grande. Ruy

    Ponto de Mutação

    ROMPER A PLACENTA
    PARA NASCER
    ROMPER O TÉDIO PARA CRIAR
    ROMPER O EGOÍSMO PARA AMAR
    ROMPER O CÁSULO PARA VOAR
    A VIDA É UMA CONSTANTE RUPTURA PARA NÃO MORRERMOS
    NA ROTINA,NA MASSIFICAÇÃO
    NA INDIFERENÇA...
    APRENDER A ROMPER
    É SOFRER RUPTURAS
    É INTEGRAR A DOR
    É CURAR FERIDAS
    PARA ENTÃO,DESCOBRIR A ALEGRIA...O RITMO ETERNO
    A PAZ!
    (Ruy Cezar do Espírito Santo

    Obrigada Profº Ruy por enriquecer nossa reflexão.
    abraços
    Ana Lúcia Machado

    ResponderExcluir
  3. Ana Lúcia, acabo de conhecer seu blog e consequentemente, de me encantar com seus textos! Minha filha estuda em uma escola Waldorf e eu e minha família nos sentimos cada vez mais felizes com os saberes de Steiner e seus seguidores. Agradeço por nos presentear com publicações lindas e cheias de amor e significado. Merecidamente, estará agora na nossa lista "Favoritos"!
    Abraço,

    Lorena Andrade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, qual a vantagem que vc achou mais importante ao optar pela Waldorf do que a Escola Tradicional?
      Obrigada,
      Patrícia

      Excluir
  4. Sou mãe de uma ex-aluna Waldorf,estudou desde o jardim até o 12 ano.Apesar das questões decorrentes de ainda sermos humanos,creio que foi a melhor herança que vou deixar para ela.Espero com muita paixão ver ainda meus netos fazendo este mesmo percurso.

    ResponderExcluir