sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estamos a caminho

Este é um espaço de acolhimento, de compartilhar. Acolher o outro em sua dor, preocupação, decepção. Este é um espaço de discussão, troca de experiências boas ou ruins. Quem sabe juntos possamos descobrir um novo caminho? Agradeço a coragem e honestidade da ex-mãe Waldorf Cátia Benevenuto em seu comentário.

Em Clarear enfatizo a importância da obra do pedagogo europeu Heinz Zimmermann, "Forças que impulsionam a educação" por seu caráter contemporâneo e pela coragem do autor em desnudar as dificuldades e desafios do dia a dia do profissional da educação.

O comentário de Rosele Lima é muito pertinente: "Essa escola tem potencial". E o que se entende por potencial? "algo que precisa ser desenvolvido, não está pronto, pode ser mudado, melhorado".

Isso significa que estamos a caminho.
No livro de Zimmmermann isso fica muito claro. E fica claro também que temos que deixar para trás diretrizes convencionais e tradições desgastadas e ultrapassadas. E mais ainda, temos que nos abrir para o novo, fora do âmbito da comunidade Waldorf em aspectos comprovados de processos bem sucedidos em relação organizacional, na comunicação, no pedagógico.

Acho importantíssimo quando ele diz: "Precisamos ter a modéstia de reconhecer que ainda estamos no início do desenvolvimento da liberdade e, por isso, da formação de novas maneiras de trabalho conjunto. Isto vale para toda a Pedagogia Waldorf. As mais de 600 escolas existentes no mundo, o reconhecimento público, os 75 anos de fundação e de experiência não nos devem iludir quanto ao fato de estarmos bem no início e de termos um século de desenvolvimento futuro diante de nós.
O que podemos constatar muito nitidamente nos problemas do trabalho conjunto é o fato das diretrizes convencionais, ou forças quaisquer advindas da tradição estarem definidamente desgastadas. Só será produtivo e frutífero o que for empreendido pelos interessados a partir de iniciativa e conhecimento atuais. Também neste âmbito não deveríamos deixar de considerar conhecimentos não antroposóficos. Encontramos trabalhos excelentes de orientação prática sobre processos de comunicação e de organização social."

Em relação aos números acima citados devemos considerar que o livro foi editado em 1997.

3 comentários:

  1. Recebi esse texto que me passaram como de autoria de Fernando Pessoa. É bem oportuno:

    "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia, e se não ousarmos fazê-lo, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos."

    É tempo de experimentar fazer diferente. É tempo de se reinventar. É tempo de ousarmos.

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e fiquei impressionada como as questões se repetem... estava na hora de alguém levantar essa bandeira. Estou propondo esse debate na nossa escola.. O caminho é longo e árduo, mas o bem-estar das nossas crianças me motiva.
    Parabéns pela coragem e iniciativa.
    Saudações fraternas,
    Ale

    ResponderExcluir
  3. Cara leitora, me sinto tocada com seu feedback. Compartilhe conosco as trocas enriquecedoras resultantes do debate que será promovido em sua escola.Boa caminhada.abç

    ResponderExcluir