Clarear tem um novo seguidor que se intitula como "Processo educativo se constroe com críticas e reflexões". Só o nome já basta para discutirmos a respeito. Gostei.
Uma profissional da educação com muita experiência,do meu círculo de relacionamentos, escreveu para mim pelo Facebook uma frase que também achei bem dentro da proposta de Clarear: "Na educação não há fronteiras que não possam ser transpostas se compartilharmos teorias e experiências".
Uma outra pessoa, também pelo Facebook, me escreveu que é importante o espaço de compartilhar e refletir, mas que as ações que de fato colocamos no mundo são mais importantes. Concordo com isso, mas acredito que em primeiro lugar se dá o despertar da consciência, no nível do pensar humano, e nesse sentido o espaço de reflexão tem seu valor, muitas vezes torna-se fundamental. A discussão é uma ação, é a ação do pensamento.
A História nos mostra os grandes movimentos geradores de transformações sociais que nasceram da reflexão, da discussão em pequenos grupos, com posterior expansão. Esse foi o caminho.
Recebi em um recente comunicado da escola de minha filha, trecho de uma publicação de autoria de Sánchez Vázquez:
"A teoria em si (...) não transforma o mundo. Pode contribuir para a sua transformação, mas para isso tem que sair de si mesma, e em primeiro lugar, tem que ser assimilada pelos que vão ocasionar com seus atos reais e efetivos, tal transformação. Entre a teoria e a atividade transformadora se insere um trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretos de ação." Esse é o caminho.
Clarear é uma proposta de reflexão e renovação da prática da pedagogia Waldorf. Relata a história de crianças que estudaram em escolas Waldorf e traz por meio de críticas e perguntas dos pais Waldorf a possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica. Clarear convida pais, educadores, escolas para um grande balanço e revisão, para a construção de uma escola melhor.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Contribuições
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário