quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escola Waldorf pública

Recentemente por ocasião da tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro, tomei conhecimento por meio de pedido de doações feitos pelo Dr. Darlan Schottz e pela Profª Talita Melone, que há duas escolas Waldorf que são públicas no município de Nova Friburgo: a Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz, na área rural da cidade, e a Escola Municipal Cecília Meireles, na área urbana.

Tenho uma vaga lembrança, da época em que cursei o Seminário de Formação de Professores Waldorf, de um professor ter feito um comentário a respeito dessa escola.
Como conseguiram viabilizar essa escola pública? Por que essa iniciativa não se dissemina para outros estados brasileiros?

Afinal o impulso que originou a Escola Waldorf repousa sobre a classe operária. A Escola Waldorf nasceu com uma vocação social.

Temos em São Paulo o maravilhoso trabalho na Favela Monte Azul da educadora Ute Craemer, porém trata-se de um caso isolado aqui e acredito que não se classifique como escola pública e sim como uma ONG.

Por que após tanto tempo não se consegue expandir de maneira expressiva a Pedagogia Waldorf para além da classe burguesa?

Uma das preocupações apontadas em “Clarear” por pais de crianças de escolas Waldorf é em relação ao aspecto social. Eles questionam a escassez de crianças de camadas menos favorecidas em sala de aula e alertam para a necessidade de se trabalhar o olhar social dos alunos da elite que estão imersos num mundo de abastança, sem conhecer o que é privação sob nenhum aspecto. É preciso colocar na prática um currículo social verdadeiro.

Na palestra do prof° Christopher Clouder, já postada aqui, ele afirma que o propósito da Pedagogia Waldorf sempre foi o da atuação em escola pública e não particular.

Pois então, há um campo aberto e amplo de possibilidades de iniciativas e atuação.

O Dr. Darlan Schottz é diretor da Associação Crianças do Vale de Luz, mantenedora dessas escolas e é também médico escolar. A Profª Talita Melone trabalha na Escola Municipal Cecília Meireles.

Os interessados podem enviar doações para:
Banco Itaú
Agência 7672
Conta corrente 00409-5

Quem desejar um relato sobre a utilização da doação pode solicitar pelo email: acvluz@valedeluz.org.br

20 comentários:

  1. Parabéns por este post, que conseguiu articular de forma inteligente um problema agudo, local e momentâneo(a tragédia de Nova Friburgo) e a problemática crônica mais ampla que até hoje tem impedido a Pedagogia Waldorf de exercer seus efeitos no mundo na medida em que deveria. Pode ter certeza que estamos juntos nessa preocupação - mesmo se este preciso momento não me permite escrever muito mais sobre ela.

    De resto, já pretendia ter adquirido a edição virtual há um mês, mas no embate com as correntezas da vida acabei esquecendo! Faço isso em seguida.

    ResponderExcluir
  2. Ralf, é muito importante nesse momento esse apoio.Sei que somos muitos.
    Oportunamente compartilhe essas preocupações. Será bom ouvir você.
    Independente da situação do mundo ao nosso redor, perseveramos. A esperança que nutrimos é nossa estrela guia e impulsiona as boas ações.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola Ana, muito legal sua postagem, mandei os dados das escolas de Noa Friburgo para os pais da minha classe. A Talita 'e minha amiga e paralela (pelo menos era pq a escola so vai at'e o quinto ano) . A escola sempre lutou com dificuldades e acoes sociais, desde sua fundacao. Vc talvez nao lembre qdo o Petar nos contou sobre esta escola e os pioneiros que se vestiam de palhaco e pegavam as criancas na rua e leavam para estudar . Enfim um movimento muito legal. Bjs e saudades Cla

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, fiquei feliz por saber da Waldorf pública. Permita-me um comentário, ainda que eu não tenha lido o seu livro, o farei em tempo.Penso que a pedagogia Waldorf "necessita" ser revista. Vivemos hoje um mundo de diversidades, diversidades essas que precisam ser "verdadeiramente" respeitadas. Nossas crianças são diferentes de 100, 50, 20,10, 5 anos atrás. Em teoria é uma pedagogia que abarca as diferenças, em prática, ou seja, vivida, não. Não atende, não abarca e sinceramente está longe de compreender as dissonâncias entre os seres humanos em sua plenitude. Limita-se a se comportar como uma entidade onde a criança deve se adaptar ao seu regime que está fudamentado numa pedagogia secular e elistista, isto é fato.Vivemos a diversidade o tempo todo em nossas vidas e acredito que quem se fecha para a novidade do mundo caminha para a auto-destruição, o que é uma pena. Se abrir para o novo não significa abrir mão de suas raízes em sua totalidade, mas parcialmente é necessário que o faça. A Waldorf de hoje, em minha visão propriamente, lê Steiner equivocadamente. Sou a Cátia Benevenuto, infelizmente uma ex-mãe Waldorf.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana,Fico feliz com seu post.Acabamos de passar fisicamente e emocionalmente por grande mudanças na nossa cidade.As nossas duas escolas waldorf públicas tem agora a missão redobrada de oferecer aos nossos alunos ,famílias e comunidades ao redor das mesmas,um ambiente de aconchego,calor humano e acima de tudo de ligação com o que é SAÚDAVEL e UNIVERSAL para o ser humano.E esses princípios são "atemporais".
    Agradeço o apoio e espero em breve poder contribuir mais.

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que acontece, os pais de alunos não querem compartilhar sua escola com bolsistas, vc acredita que dentro da escola existe um grupo de pais que são contra as bolsas escolares? Pode uma coisa destas, eu fico indiguinada! Como podemos ensinar diversidade e tolerância se não mostramos a vida real aos nossos filhos, eu como mãe que pleiteia uma bolsa em uma grande e cara escola Waldorf de SP não me conformo...Está muito difícil de conseguir qualquer desconto e pensar que a escola nasceu como uma escola social...Que tristeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste mesmo viu.
      Só a elite têm acesso... E as escolas que detém este conhecimento muitas vezes não dão abertura aos menos favorecidos.
      Aqui no interior de São Paulo, em atibaia, existe apenas uma escola Waldorf, e é particular, a mensalidade gira em torno de R$ 2,000,00 por mês... É triste porque só a elite da elite têm acesso..."Eliminaram" o acesso é o conhecimento... Fico triste por meu filho de 2 anos não poder ter acesso

      Excluir
    2. Marcos, você pode pesquisar com outras escolas sobre como elas se formaram, a exemplo da Vale de Luz em Nova Friburgo -RJ (22) 2520 5602 e Paineira em Juiz de Fora - MG (32) 3215 5727. Abraço

      Excluir
    3. Marcos, gostaria de acrescentar que no âmbito familiar você pode trazer muito dos princípios que norteiam a Pedagogia Waldorf. Há um livro que quero recomendar para você: A arte de educar em família - os desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje. Lá tem muitas dicas preciosas que você e sua mulher poderão vivenciar com seu filho.

      Excluir
  7. Oi, Ana - o seu trabalho é realmente muito importante, só me permita dizer que o sistema Seven Virtual Book não me pareceu satisfatório.

    Talvez seja importante deixar claro já aqui no blog que se trata de um "aluguel", com acesso apenas por 30 dias, pois a expressão "edição virtual" passa a impressão de que apenas não teremos o livro em papel, mas o acesso será ilimitado.

    Optei pela "edição virtual" justamente por estar de mudança, já precisando me desfazer de muitos livros e outros objetos que ocupam espaço físico, além de estar com as contas apertadíssimas nesse momento. Só depois entendi que o acesso é limitado a 30 dias. Com essa limitação, o preço R$ 11,20 é muito desvantajoso, pois com 3,33 vezes isso não teríamos meros 100 dias de acesso, e sim acesso permanente - e É um material para conservar, estudar, discutir e mencionar em caráter permanente.

    Mas não é só a questão do prazo: o sistema de exibição é pouco ágil, muitíssimo incômodo de usar! Acaba desencorajando a leitura. E é pena, pois, como já disse, é um conteúdo de enorme importância, que precisa ser amplamente lido e debatido!

    Sem dúvida há muito mais a comentar - mas terei que fazer um exercício de autodisciplina e adiar mais uma vez... Mas o momento chegará!

    ResponderExcluir
  8. Existem muitas sementes waldorf fora de escola particular, o difícil é que nunca ficamos sabendo. Até onde sei a monte azul não é uma ong e sim uma parceria com a rede pública. Além destas escolas mencionadas do Rio, sei que existe um lindo trabalho com as creches de Atibaia, um trabalho 'orientado' pela Pillar Manzano. Há também o ACOMI, associação comunitária Micael, e um outro projeto, que infelizmente não lembro o nome, na região da berrini.
    São projetos que partem do particular para atender o menos favorecidos, e que conseguem alguma parceria ou apoio (ou não).
    E Assim como disse o prof.Christopher Clouder, falta conversa! Conversa entre os diferentes, entre filosofias diferentes, entre o publico e o privado.
    Falta um grupo forte, falta juntar essas pessoas que estão semeando cada uma em um cantinho diferente.
    Falta o fazer e a força na vontade.

    Paloma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas! Boa tarde!
      Saberia me dizer quais escola ou creche pública em atibaia trabalham com a pedagogia Waldorf?
      Encontrei apenas uma escola particular em atibaia mesmo, mas o valor é caríssimo das mensalidades.
      Obrigada

      Excluir
    2. Oi Marcos, boa tarde! Sugiro que você entre em contato com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil e peça indicação de escola Waldorf em Atibaia (11) 5524 0473. Sei que muitas escolas se formam a partir da iniciativa e organização de pais. Abraço

      Excluir
  9. Olá Ana Lúcia, fiquei surpresa que existam duas escolas Waldof públicas. Conheço o histórico do surgimento desta pedagogia, porém a experiência vivida com meus filhos em uma escola Waldorf não me levou a crer nesta possibilidade. Que bom que temos exemplos. Acredito mesmo que difundir esta proposta pedagógica depende de mudanças importantes em seu âmago. Importante também perceber que por mais firmes e arraigados que sejam defendidos os modelos hoje aplicados nesta pedagogia, é fato que atualmente ela se limita a um percentual por demais reduzido em relação a todos os outros modelos existentes em nosso país.
    O porquê desta disparidade, entre as maravilhas propostas e a pequena difusão, sempre me deixou instigada. Como bem ouvia de um amigo: "Esta escola tem potencial". Ter potencial diz tudo, é algo que precisa ser desenvolvido então, não está pronto, pode ser mudado, melhorado. Negar este movimento atual, permanecer no passado é o mesmo que negar nossa evolução enquanto seres humanos.
    Adoro suas colocações, Ana. Parabéns pelo livro, que traga então luz a todos. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana Lúcia,
    Quero lhe parabenizar por esta iniciativa.
    A pedagogia waldorf precisa ser divulgada amplamente, pois brincar é a maneira de aprender da criança. É brincando que ela aprende, interage e é feliz!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza a Pedagogia Waldorf precisa ser amplamente divulgada, pois o mundo está carente de valores sólidos. Porém ela também necessita de um momento de pausa e contração para uma grande revisão de si mesma, da prática pedagógica, para o seu aprimoramento. É essa a proposta de Clarear: refletir, trazer luz para aspectos sombrios e gerar renovação e crescimento para a construção de uma escola melhor.

    ResponderExcluir
  12. Prezados,

    Entro de raspão aqui, apenas para informar que temos muitas outras "escolas waldorf públicas" ou em parceria com o público no Brasil.

    Cito Camanducaia, que está chegando ao Ensino Médio, Mirantão, com a Escolinha dos Pequenos, uma pioneira, duas outras escolas em Aiuruoca, uma até o quinto ano e outra de Ensino Fundamental completo.

    Em outra oportunidade volto a comentar...

    Nina

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelas informações Nina. Muitas pessoas desconheciam a existência de escolas Waldorf públicas. Oportunamente fale mais sobre essas escolas.

    ResponderExcluir
  14. Ola Ana,
    Gostaria de apresentar a Escola Comunitária Jardim do Cajueiro, estamos aqui em Barra Grande, BA. 70% das vagas sao de criancas carentes e "apadrinhadas". Depois de 8 anos, estamos finalmente construindo nossa sede. Vc pode conhecer nosso trabalho no site www.jardimdocajueiro.com.br ou atraves desse video que fizemos para agradecer a quem esta nos apoiando nesse sonho - http://www.youtube.com/watch?v=EGJPZPIYRhs&feature=plcp.
    Em tempo: acabei de comprar o aluguel do seu livro, acredito fortemente na liberdade e na discussao.
    Bj
    Alessandra

    ResponderExcluir
  15. Alessandra, fico feliz em tomar conhecimento da existência de mais uma escola Waldorf.Assisti ao vídeo e fiquei emocionada. Belíssimo trabalho, parabéns! Nossas crianças necessitam deste alimento anímico/espiritual.Agradeço sua partilha e aguardo suas impressões e reflexões após a leitura de Clarear. gde abç

    ResponderExcluir