segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O MUNDO É BOM!

Sou grata a ciranda de minha infância que me deu a consciência de pertencimento, de fazer parte do todo e de estar ligada ao outro, ao da minha direita e ao da minha esquerda, e que também mostrou-me que “tudo o que for ligado na Terra, será da mesma forma ligado nos Céus” (S. Mateus 18:18).

Reverencio essa roda que com maestria prossegue trazendo em si a força do uno, do individual e igualmente carrega o ímpeto e o poder do todo, do ligamento e da interdependência existente entre os seres. Abençoadas sejam as cirandas infantis, que como  sementes se espalham e se depositam em solo novo e fértil; adormecidas parecem nada significar, porém em tempo certo manifestam-se como poderosa fonte de vida. Abençoadas sejam as rodas formadas por meninas e meninos que compõe um colorido diversificado e harmonioso.

Feliz a criança que em sua infância pode fazer parte de uma ciranda e entoar as cantigas de rodas que a marcará para sempre. Enquanto se formarem cirandas nos quintais das casas, nos pátios de escolas, em praças e parques; enquanto crianças derem-se as mãos em grandes ou pequenos círculos, haverá a confiança de que o mundo é bom, e a esperança de transformação do ser humano e de suas relações.

À essa ciranda devo o sentimento de valorização de minha própria existência e o de respeito ao outro. Respeito aos meus pais, meus irmãos, respeito à todos que mesmo de passagem deixaram uma marca indelével em minha história. Profundo respeito aos meus mestres que me ensinaram o mistério oculto em cada ser vivente e a nossa total interligação e interdependência na sustentação da vida. À todos esses mestres minha eterna gratidão.

Carrego em mim a ESPERANÇA de um mundo bom, justo e verdadeiro, e a responsabilidade de revelá-lo às novas gerações através desta lente. Este é nosso dever enquanto pais e educadores, este é o dever da NOVA ESCOLA, com a qual eu sonho todas as noites.

Apresentemos à criança um mundo BOM para que ela adquira autoconfiança e possa ter fé na humanidade e em suas infinitas possibilidades. Proporcionemos à elas vivências que suscitem gratidão pela VIDA. Criemos um ÚTERO EMOCIONAL para essa criança recém chegada a este mundo com o intuito de preservá-la e protegê-la durante a primeira infância até que possa caminhar com confiança.

"A infância não é uma coisa que morre em nós e seca uma vez cumprido o seu ciclo. Não é uma lembraça. É o mais vivo dos tesouros e continua a nos enriquecer sem que o saibamos." (Franz Hellens)

Abraço fraterno
Gratidão eterna
Ana Lúcia Machado

6 comentários:

  1. Como é bom a gente poder ser grata pela infância que teve, não?

    Vivo essa alegria até hoje!

    Beijo

    Talita

    www.diariamente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso ouvir essas palavras: "Vivo essa alegria até hoje!" Compartilho do mesmo sentimento intenso.

    bj grande
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  3. O sentimento é ótimo...melhor ainda quando o compartilhamos com quem tem poucas oportunidades de senti-lo...aí vemos como isso é realmente importante na vida! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Felizes são as crianças e seus familiares, que recebem a atenção de EDUCADORAS como a ANA LÚCIA MACHADO!! Teruko Okagawa Monteiro, presidente do Bikoo-kai, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Quisiera comprar el libro virtual pero no pude hacerlo por la página ya que estoy en España y no pude completar el campo estado ni pude poner la @ en la dirección electrónica¿Cómo podría hacerlo?
    Gracias, Diana
    dianatutoria@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Diana, fico satisfeita e grata pelo seu interesse. Para quem está fora do Brasil, a única possibilidade é adquirir a versão impressa pelo Amazon.com
    abraço fraterno
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir