terça-feira, 2 de agosto de 2011

TEMPO DE TREVAS NA EDUCAÇÃO


TEMPO DE TREVAS NA EDUCAÇÃO

A educação está em CRISE, e não é de hoje, assim como a humanidade e a natureza também estão. Vivemos uma fase de transição, porém percebemos prenúncio do novo. Algo está ganhando forma.
Hoje sou mãe de adolescente que cursa o Ensino Médio e sinto a angústia da falta de sentido da escola para os jovens. A escola  precisa se reinventar. A escola atual não compreende mais o ser humano que está diante dela, não sabe se comunicar com a nova geração. Não consegue mais, repetindo as mesmas fórmulas, transmitir a beleza que há no mundo.

Este vídeo é prova de que algo novo está chegando. Isso nos traz esperança. Ainda é noite, mas sabemos que o sol nascerá.

Há um texto de Ricardo Guimarães publicado na Revista Trip em 2005 que faz referência a um momento político brasileiro, que traduz muito bem os sentimentos vivenciados nessa fase sombria de transição na Educação:

"A consciência é como luz que mostra a realidade como ela é. Isso é bom.(...)
Esse processo de mudança - de um ambiente de luz e sombra para um ambiente de luz - é desorganizador da sociedade porque todos os combinados feitos na sombra perdem valor. Pelo contrário, passam a destruir valor quando vem à tona.(...)

Num primeiro momento, o sentimento é de indignação, mas aos poucos o medo e a desesperança, alimentados pelo tanto de sombra que existe em cada um de nós, podem tomar conta.

Para não perder a esperança, seria bom olhar para esse processo como um momento épico de transformação da sociedade e não como um episódio de decepção (...)

É melhor reconhecer que a mudança é cultural e coletiva, por isso profunda. Que vai ter muito desarranjo e sofrimento antes que surjam claramente os sintomas da saúde dos novos hábitos e costumes. Que vai piorar antes de melhorar.

Sem essa perspectiva de evolução e aprendizado para viver num ambiente com mais luz, o quadro atual é desesperador.(...)"

Conheça mais, acesse o Projeto Educação Proibida
 http://www.educacionprohibida.com.ar/

Abraço fraterno
Ana Lúcia Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário