"Clarear" é uma proposta de reflexão sobre a prática da pedagogia Waldorf. É a expressão real da experiência de crianças que vivenciaram o dia a dia em escolas Waldorf, e manifesta, por meio de perguntas dos pais, o desejo de renovação e transparência na proposta e na prática pedagógica.
Como diz o escritor e mestre em educação Ruy Cézar do Espírito Santo em seu prefácio, trata-se de uma obra de relevância para a educação.
"Clarear" busca conscientizar os educadores sobre a importância do trabalho constante de autoconhecimento e autoeducação, além de propor o diálogo com outras abordagens pedagógicas como uma forma de se renovar.
Nenhuma pedagogia é necessariamente boa por si só. São os educadores que a tornam boa ou ruim em sala de aula com os alunos.
Clarear é uma proposta de reflexão e renovação da prática da pedagogia Waldorf. Relata a história de crianças que estudaram em escolas Waldorf e traz por meio de críticas e perguntas dos pais Waldorf a possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica. Clarear convida pais, educadores, escolas para um grande balanço e revisão, para a construção de uma escola melhor.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
"Clarear", um convite à reflexão sobre a prática da pedagogia Waldorf
Marcadores:
Ana Lúcia Machado,
autoconhecimento,
autoeducação,
Clarear,
críticas,
debate,
movimento de renovação Waldorf,
pedagogia Waldorf,
prática pedagógica Waldorf,
proposta de reflexão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara Ana Lúcia,
ResponderExcluirBelíssima época para "Clarear" vir a público, pois nos reforça a esperança para o Novo Ano.
Parabéns!
E que nossos pensamentos possam permanecer claros e convictos na possibilidade de uma escola melhor, de um mundo melhor.
Forte abraço,
Sandra
"Clarear" se propõe a explorar o lado sombrio para a descoberta do luminoso como forma de viabilizar essa escola melhor."
ResponderExcluirAna! Parabéns!!!
ResponderExcluirE ficou lindo hein?
De fato Clarear chega em uma excelente fase!
Pensas em um grupo de estudo?
Que tal propor a leitura dele em grupo?
Podemos chamar o professor Ruy.
O que acha???
Conte comigo, sempre.
Grande abraço
Paloma
Paloma, creio que a partir de agora possamos viabilizar esse grupo de estudos. Mãos à obra?
ResponderExcluirConto com você.