sábado, 7 de maio de 2016

10 livros para entender o método da Pedagogia Waldorf e muitas razões pela qual reconheço que atingi meu objetivo



Há muito tempo que não me expresso aqui neste blog, que foi criado para divulgar o livro "Clarear - A Pedagogia Waldorf em debate", e estimular a reflexão sobre a prática desta metodologia nas escolas Waldorf. Reconheço que este espaço cumpriu seu propósito. Este blog deu voz a muitos pais, professores, alunos e ex-alunos que quiseram compartilhar suas histórias, dúvidas e angústias. A discussão provocada pelo livro impulsionou algumas iniciativas, entre elas uma grande pesquisa promovida pela REWA - Reflexão sobre a Pedagogia Waldorf no Brasil que levantou muitos pontos a serem revistos pela comunidade. Fui chamada em vários momentos pela liderança deste movimento de renovação a participar de discussões, indicar pessoas para serem entrevistadas, etc...

O ano passado fui surpreendida ao fazer uma pesquisa na internet e descobrir que o livro CLAREAR foi selecionado entre 10 livros que ajudam a entender o método da Pedagogia Waldorf, pelo site Net Educação (http://neteducacao.com.br/noticias/home/pedagogia-waldorf-10-livros-para-entender-este-metodo-de-ensino). Como autora do livro, seminarista que fui no curso de formação de professores desta pedagogia e principalmente como mãe de duas crianças que estudaram nessa escola, saber que esta publicação alcançou este patamar de relevância me causa satisfação. Toda iniciativa é suscetível de críticas, aceitação e rejeição. E considerando todo o processo desde a publicação do livro, tenho a certeza que o mesmo cumpriu seu papel e tornou-se uma referência na área educacional.

Hoje meu filho mais velho, protagonista de uma das histórias do livro, está cursando Economia na USP, e percebo que nossa escolha pela mudança de linha pedagógica, foi uma decisão acertada. Cada ser tem necessidades individuais que precisam ser respeitadas, uma escola que é excelente para muitos, pode não ser a melhor para seu filho. Cabe a nós pais, estarmos atentos o tempo todo aos sinais que nossos filhos nos dão e termos a abertura para mudanças de percurso. Aproveito para mais uma vez agradecer aos pais que tornaram pública as histórias de seus filhos e também ao querido Professor Ruy César do Espírito Santo, educador de corpo e alma que acolheu calorosamente meu projeto e prefaciou o livro.

Para finalizar quero contar que brevemente darei início a um novo projeto que será compartilhado aqui, e na ocasião do lançamento você será meu convidado para seguir comigo um novo caminho. Se você desejar receber as informações em primeiríssima mão sobre meu novo projeto envie uma mensagem para: analucianaturalarte@yahoo.com.br

Gratidão e carinho
Ana Lúcia Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário