quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COMO A ESCOLA WALDORF É VISTA

Assim que publiquei o livro Clarear, minha primeira iniciativa foi divulgá-lo junto às escolas, entidades ligadas ao movimento antroposófico e  formadores de opinião dentro desta comunidade. Estive na Federação das Escolas Waldorf, na Comunidade dos Cristãos, no Seminário de Formação de Professores e me reuni com várias pessoas. Em todas estas apresentações entreguei um relatório sugerindo ações importantes para  serem implantadas com vista na renovação do movimento Waldorf no Brasil.

Em uma delas sugeri uma pesquisa de opinião para a avaliação da qualidade das escolas. Essa pesquisa teve início o ano passado, elaborada dentro do projeto Rewa - Reflexão sobre a pedagogia Waldorf no Brasil com o apoio da FEWB - Federação das Escolas Waldorf no Brasil, Associação ABT, Associação Mahle, Associação Software AG.

A pesquisa foi concluída recentemente e o relatório elaborado pelo Instituto Indagou, pode ser acessado neste endereço: http://www.rewa.org.br/pesquisa.htm

A próxima ação será promover um encontro entre pais, professores, gestores, pessoas ligadas ao movimento Waldorf, e demais interessados, com o objetivo de discutir os resultados da pesquisa e propor ações em prol do movimento Waldorf no Brasil.

Trago à todos as propostas que apresentei ao término do livro que foram  elaboradas a partir do meu trabalho de campo durante o processo de escrita de Clarear. Muitas delas aparecem no relatório de conclusão da pesquisa.


PROPOSTAS:
 
.-Criação de uma Ouvidoria, Ombudsgroup. É preciso auscultar a comunidade através de uma atitude de escuta atenta e cuidadosa

-Ouvidoria especial externa para famílias que se desligam da escola. Exemplo: trabalho poderia ser realizado pela FEWB

-Avaliação dos professores por profissional externo/neutro. Quando um professor é avaliado por um colega, o corporativismo se instala

-Transparência na proposta pedagógica

-Transparência e clareza nas regras e combinados para os casos de conflitos para que se reestabeleça uma base de confiança

-Criação de um programa de educação continuada para o corpo docente com o intuito de promover e estimular o trabalho constante de autoconhecimento

-Levantamento de formas diferenciadas de gestão escolar para estabelecimento de uma gestão/liderança que avalie e cobre os resultados. Exemplo: Escola Waldorf of Lexington em Massachusetts – EUA diretor da escola: Robert Schiappacasse

- Realização de pesquisa de avaliação de qualidade das escolas Waldorf englobando: associação das escolas,corpo docente, cursos de formação de professores, pais, alunos do último ano e ex-alunos.

-Avaliação dos cursos de formação de professores

-Inserir de forma concreta a Pedagogia Social no currículo de formação com cumprimento de horas de estágio em projetos sociais

-Criação e implantação de um currículo social no ensino fundamental II e ensino médio

-Criação de um programa de voluntariado e projeto experimental social para os alunos do ensino médio

-Revisão de critérios de contratação de novos professores

-Avaliação de resultados do programa PDAEW
 
-------------------------------------------------------------------------------------------
 
abraço fraterno
Ana Lúcia Machado

 

 

 

2 comentários:

  1. Olá Ana Lucia. Obrigado por seu livro! Acabei de comprar e não consigo parar de ler. Ele imensamente nos ajudou a compreender que nossas conclusões individuais e dúvidas - após uma breve, e decepcionante, experiência com a pedagogia Waldorf - não são "viagens astrais" de pais que pensam demais, querem demais e tem expectativas demais com o como vai ser a educação escolar de seu filho (atualmente com 5 anos). Vale ressaltar que nossos anseios são universais em relação às instituições escolares e não somente com uma linha pedagógica e por isso, as histórias relatadas em seu livro me emocionaram, porque o que importa realmente são as crianças. Acabei de publiquei o seguinte em meu facebook: Ontem e hoje eu chorei lendo um livro sobre uma determinada pedagogia. Não é a pedagogia que me faz chorar e sim a forma como se tratam as crianças, a forma como se organizam as escolas, a forma como se forma um professor e a forma como nós pais somos passivos diante da "autoridade escolar". Ainda tenho muito a conhecer e compartilhar sobre esse assunto, porém uma coisa já está cristalina para mim, dita por uma outra mãe: "... as pedagogias existentes são bastante parecidas. O que muda realmente é o comprometimento e a vontade de ajudar o aluno." Livro: Clarear - a pedagogia Waldorf em debate.

    ResponderExcluir
  2. Petit Artiste, saiba que em qualquer escola que seu filho esteja matriculado, o acompanhamento dos pais e a leitura correta do que seu filho está dizendo no dia a dia, são fundamentais.Não acredito na escola ideal, na pedagogia ideal, acredito no que construimos com amor e verdade todos os dias. Grata por compartilhar seu pensamento e sentimento aqui. Forte abraço

    ResponderExcluir