Em uma delas sugeri uma pesquisa de opinião para a avaliação da qualidade das escolas. Essa pesquisa teve início o ano passado, elaborada dentro do projeto Rewa - Reflexão sobre a pedagogia Waldorf no Brasil com o apoio da FEWB - Federação das Escolas Waldorf no Brasil, Associação ABT, Associação Mahle, Associação Software AG.
A pesquisa foi concluída recentemente e o relatório elaborado pelo Instituto Indagou, pode ser acessado neste endereço: http://www.rewa.org.br/pesquisa.htm
A próxima ação será promover um encontro entre pais, professores, gestores, pessoas ligadas ao movimento Waldorf, e demais interessados, com o objetivo de discutir os resultados da pesquisa e propor ações em prol do movimento Waldorf no Brasil.
Trago à todos as propostas que apresentei ao término do livro que foram elaboradas a partir do meu trabalho de campo durante o processo de escrita de Clarear. Muitas delas aparecem no relatório de conclusão da pesquisa.
PROPOSTAS:
-Ouvidoria especial externa para famílias
que se desligam da escola. Exemplo: trabalho poderia ser realizado pela FEWB
-Avaliação dos professores por profissional
externo/neutro. Quando um professor é avaliado por um colega, o corporativismo
se instala
-Transparência na proposta pedagógica
-Transparência e clareza nas regras e
combinados para os casos de conflitos para que se reestabeleça uma base de
confiança
-Criação de um programa de educação
continuada para o corpo docente com o intuito de promover e estimular o
trabalho constante de autoconhecimento
-Levantamento de formas diferenciadas de
gestão escolar para estabelecimento de uma gestão/liderança que avalie e cobre
os resultados. Exemplo: Escola Waldorf of Lexington em Massachusetts – EUA
diretor da escola: Robert Schiappacasse
- Realização de pesquisa de avaliação de
qualidade das escolas Waldorf englobando: associação das escolas,corpo docente,
cursos de formação de professores, pais, alunos do último ano e ex-alunos.
-Avaliação dos cursos de formação de
professores
-Inserir de forma concreta a Pedagogia
Social no currículo de formação com cumprimento de horas de estágio em projetos
sociais
-Criação e implantação de um currículo
social no ensino fundamental II e ensino médio
-Criação de um programa de voluntariado e
projeto experimental social para os alunos do ensino médio
-Revisão de critérios de contratação de novos
professores
-Avaliação de resultados do programa PDAEW
-------------------------------------------------------------------------------------------
abraço fraterno
Ana Lúcia Machado
Olá Ana Lucia. Obrigado por seu livro! Acabei de comprar e não consigo parar de ler. Ele imensamente nos ajudou a compreender que nossas conclusões individuais e dúvidas - após uma breve, e decepcionante, experiência com a pedagogia Waldorf - não são "viagens astrais" de pais que pensam demais, querem demais e tem expectativas demais com o como vai ser a educação escolar de seu filho (atualmente com 5 anos). Vale ressaltar que nossos anseios são universais em relação às instituições escolares e não somente com uma linha pedagógica e por isso, as histórias relatadas em seu livro me emocionaram, porque o que importa realmente são as crianças. Acabei de publiquei o seguinte em meu facebook: Ontem e hoje eu chorei lendo um livro sobre uma determinada pedagogia. Não é a pedagogia que me faz chorar e sim a forma como se tratam as crianças, a forma como se organizam as escolas, a forma como se forma um professor e a forma como nós pais somos passivos diante da "autoridade escolar". Ainda tenho muito a conhecer e compartilhar sobre esse assunto, porém uma coisa já está cristalina para mim, dita por uma outra mãe: "... as pedagogias existentes são bastante parecidas. O que muda realmente é o comprometimento e a vontade de ajudar o aluno." Livro: Clarear - a pedagogia Waldorf em debate.
ResponderExcluirPetit Artiste, saiba que em qualquer escola que seu filho esteja matriculado, o acompanhamento dos pais e a leitura correta do que seu filho está dizendo no dia a dia, são fundamentais.Não acredito na escola ideal, na pedagogia ideal, acredito no que construimos com amor e verdade todos os dias. Grata por compartilhar seu pensamento e sentimento aqui. Forte abraço
ResponderExcluir