quarta-feira, 8 de junho de 2011

ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Ao evocar lembranças do final dos anos 90, recordo o profundo sentimento de insatisfação em relação à minha vida profissional. A carreira de publicitária que abracei durante quase duas décadas passou então a não corresponder mais aos meus valores, e na busca por novos horizontes de atuação, meu coração pulsou forte pela área da Educação.
Após longa pesquisa descobri a Pedagogia Waldorf – primeira pedagogia que trouxe o trabalho do despertar da espiritualidade. Toda sua abordagem artística e o reconhecimento que somos seres espirituais passando por uma experiência material, me encantou, e foi então que deixei para trás uma carreira bem sucedida para alçar novos voos com o Curso de Formação de Professores da Pedagogia Waldorf.
Durante muito tempo ansiei que outras linhas pedagógicas despertassem para essa consciência espiritual, e qual não foi minha surpresa ao participar a semana passada da I Jornada Itinerante dos Grupos de Estudos e Pesquisa na Universidade UniÍtalo, com o tema O profundo despertar na Educação, que reuniu os grupos de estudos FIQUE, INTERESPE e GEPI, constatar que esse despertar já aconteceu.
Esses grupos tem a proposta de estudar e pesquisar a abertura da consciência para novos paradigmas na Educação, resgatar valores e a espiritualidade do ser. Propõe a sensibilização do olhar, a escuta atenta, a aceitação e compreensão da própria biografia para o caminho de autoconhecimento, como base do trabalho do educador na construção de um saber com significado.
Falar sobre espiritualidade dentro das Universidades é a prova de que vivemos um novo tempo e que existe esperança para as futuras gerações.
É o momento de derrubarmos barreiras filosóficas e nos unirmos para a troca de experiências que enriquecerão a todos e resultarão em escolas melhores.
Para saber mais sobre esses grupos acesse:
Abraço fraterno
Ana Lúcia Machado





2 comentários:

  1. Oi Ana Lúcia, o que você falou da sua procura e insatisfação também passei por isso. Na escola pública sinto que não posso colocar algumas coisas que aprendo no Mainumby, pois passa/tem uma ideia de espiritualidade muito forte, tenho receio. Agora você falando sobre pessoas que estão levando em consideração a educação do ponto de vista da espiritalidade, me deixa esperançoso.

    ResponderExcluir
  2. Ana Lúcia Machado disse:

    Olá Ivan, é maravilhoso e emocionante ver que esse processo já está em andamento. Muitas pessoas já tem essa consciência e outras mais estão despertando para isso. Vivemos um momento de transição. Logo poderemos colher os frutos desse trabalho.Te encorajo a levar seu aprendizado do Mainumby para a sala de aula e aos poucos compartilhar suas experiências com outros educadores.Vale a pena.
    abç
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir