domingo, 20 de fevereiro de 2011

Depoimento de uma mãe e professora Waldorf

Esta mensagem eu recebi de uma mãe e professora Waldorf, Margit Perner.
Seu depoimento é forte e incisivo.

Querida Ana Lúcia,

não te conheço, mas sei que o teu assunto nos une... não acabei de ler, mas me emocionei com que li e sei do que vc está falando.
Eu mesma sou professora, me formei na pedagogia Waldorf como professora de Jardim de Infância, acompanho meus filhos, 15 e 16, anos no seu percurso escolar e infinitas perguntas e críticas, sem deixar de fora tb os elogios, me perseguem. Fiz a formação de Recursos Especiasi (Extra Lesson) e atendo faz 3 anos crianças com dificuldades de aprendizado e comportamentais. Elas me abrem inúmeras portas, e sou grata, muito grata pelo que me revelam.

A Pedagogia Waldorf, a meu ver é uma grande inspiração e só é capaz de praticá-la quem tem olhos para o mundo, para quem percebe as necessidades das crianças (hoje elas vem com muitas necessidades diferentes e o "sistema" em breve não vai mais aguentar... ), para quem é flexível e criativo e para quem AMA MUITO !!!!!!

Liberdade é um assunto vasto sobre qual gosto de falar.
Segundo Rudolf Steiner, devemos sempre estar acompanhando a época. "Como?" foi a minha pergunta no seminário, quando eu só achava que tudo no mundo estava errado! "Como educar na pedagogia Waldorf, acompanhando a época da informática, do marketing, do egoismo, do poder, do materialoismo, e um monte de coisa mais...?" Hoje as respostas estão chegando, mas devo dizer que a minha busca começou quando me formei faz 12 anos nesta pedagogia. Participei de muitos seminários, congressos, visitei escolas (tb ñ Waldorf), conheci e conversei com muuuuuitas pessoas, E continuo nesta busca.O mundo precisa de gente que inova!

Eu gostaria muito de conhecer vc... espero que tenhamos a oportunidade um dia. No momento não estou no país, mas podemos manter contato por e-mail.

O seu livro quero ler tb.

Um grande abraço

Margit
------------------------------

Creio que Margit toca em um ponto fundamental da proposta de reflexão de Clarear quando pergunta como educar na Pedagogia Waldorf acompanhando a época atual?
Essa pergunta o pedagogo Heniz Zimmermann também faz enfaticamente em sua obra "Forças que impulsionam a Educação": Como chegarmos às fontes a partir das quais podemos re-fundamentar a Pedagogia Waldorf a cada dia, na sala de aula, no colegiado de professores, nas conversas com os pais e as autoridades, a partir da atualidade?

Obrigada Margit por sua contribuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário