sábado, 27 de agosto de 2011

A surpreendente simplicidade de Paulo Freire

Estarei imersa  em Paulo Freire esta semana, me preparando para uma apresentação sexta-feira na UniÍtalo. E já comecei lendo algo que me encantou.Questionado sobre qual a qualidade que considerava fundamental num educador, a resposta de Paulo Freire é de uma simplicidade surpreendente: "Gostar da vida".

Reverencio este grande educador e acredito que para reencantar a Educação, precisamos de professores reencantados com a vida! Capazes de se admirar com a beleza da natureza que nos rodeia e capazes de irradiar para seus alunos o brilho do olhar que este sentimento desperta.

abraço fraterno
Ana Lúcia Machado

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O MUNDO É BOM!

Sou grata a ciranda de minha infância que me deu a consciência de pertencimento, de fazer parte do todo e de estar ligada ao outro, ao da minha direita e ao da minha esquerda, e que também mostrou-me que “tudo o que for ligado na Terra, será da mesma forma ligado nos Céus” (S. Mateus 18:18).

Reverencio essa roda que com maestria prossegue trazendo em si a força do uno, do individual e igualmente carrega o ímpeto e o poder do todo, do ligamento e da interdependência existente entre os seres. Abençoadas sejam as cirandas infantis, que como  sementes se espalham e se depositam em solo novo e fértil; adormecidas parecem nada significar, porém em tempo certo manifestam-se como poderosa fonte de vida. Abençoadas sejam as rodas formadas por meninas e meninos que compõe um colorido diversificado e harmonioso.

Feliz a criança que em sua infância pode fazer parte de uma ciranda e entoar as cantigas de rodas que a marcará para sempre. Enquanto se formarem cirandas nos quintais das casas, nos pátios de escolas, em praças e parques; enquanto crianças derem-se as mãos em grandes ou pequenos círculos, haverá a confiança de que o mundo é bom, e a esperança de transformação do ser humano e de suas relações.

À essa ciranda devo o sentimento de valorização de minha própria existência e o de respeito ao outro. Respeito aos meus pais, meus irmãos, respeito à todos que mesmo de passagem deixaram uma marca indelével em minha história. Profundo respeito aos meus mestres que me ensinaram o mistério oculto em cada ser vivente e a nossa total interligação e interdependência na sustentação da vida. À todos esses mestres minha eterna gratidão.

Carrego em mim a ESPERANÇA de um mundo bom, justo e verdadeiro, e a responsabilidade de revelá-lo às novas gerações através desta lente. Este é nosso dever enquanto pais e educadores, este é o dever da NOVA ESCOLA, com a qual eu sonho todas as noites.

Apresentemos à criança um mundo BOM para que ela adquira autoconfiança e possa ter fé na humanidade e em suas infinitas possibilidades. Proporcionemos à elas vivências que suscitem gratidão pela VIDA. Criemos um ÚTERO EMOCIONAL para essa criança recém chegada a este mundo com o intuito de preservá-la e protegê-la durante a primeira infância até que possa caminhar com confiança.

"A infância não é uma coisa que morre em nós e seca uma vez cumprido o seu ciclo. Não é uma lembraça. É o mais vivo dos tesouros e continua a nos enriquecer sem que o saibamos." (Franz Hellens)

Abraço fraterno
Gratidão eterna
Ana Lúcia Machado

terça-feira, 2 de agosto de 2011

TEMPO DE TREVAS NA EDUCAÇÃO


TEMPO DE TREVAS NA EDUCAÇÃO

A educação está em CRISE, e não é de hoje, assim como a humanidade e a natureza também estão. Vivemos uma fase de transição, porém percebemos prenúncio do novo. Algo está ganhando forma.
Hoje sou mãe de adolescente que cursa o Ensino Médio e sinto a angústia da falta de sentido da escola para os jovens. A escola  precisa se reinventar. A escola atual não compreende mais o ser humano que está diante dela, não sabe se comunicar com a nova geração. Não consegue mais, repetindo as mesmas fórmulas, transmitir a beleza que há no mundo.

Este vídeo é prova de que algo novo está chegando. Isso nos traz esperança. Ainda é noite, mas sabemos que o sol nascerá.

Há um texto de Ricardo Guimarães publicado na Revista Trip em 2005 que faz referência a um momento político brasileiro, que traduz muito bem os sentimentos vivenciados nessa fase sombria de transição na Educação:

"A consciência é como luz que mostra a realidade como ela é. Isso é bom.(...)
Esse processo de mudança - de um ambiente de luz e sombra para um ambiente de luz - é desorganizador da sociedade porque todos os combinados feitos na sombra perdem valor. Pelo contrário, passam a destruir valor quando vem à tona.(...)

Num primeiro momento, o sentimento é de indignação, mas aos poucos o medo e a desesperança, alimentados pelo tanto de sombra que existe em cada um de nós, podem tomar conta.

Para não perder a esperança, seria bom olhar para esse processo como um momento épico de transformação da sociedade e não como um episódio de decepção (...)

É melhor reconhecer que a mudança é cultural e coletiva, por isso profunda. Que vai ter muito desarranjo e sofrimento antes que surjam claramente os sintomas da saúde dos novos hábitos e costumes. Que vai piorar antes de melhorar.

Sem essa perspectiva de evolução e aprendizado para viver num ambiente com mais luz, o quadro atual é desesperador.(...)"

Conheça mais, acesse o Projeto Educação Proibida
 http://www.educacionprohibida.com.ar/

Abraço fraterno
Ana Lúcia Machado